sexta-feira, 1 de abril de 2011

Curso básico de Formação do PCdoB de Santos, com palestra do camarada Nivaldo Santana

Primeiro curso da secretaria de formação de Santos, curso básico ministrado pelo Presidente do PCdoB de Santos, Fred Lopes e com a participação especial de Nivaldo Santana, que veio falar sobre a Frente Sindical. Esse curso teve por primeiro objetivo, atender a grande demanda de sindicalistas militantes do PCdoB. Foi realizado no Sindicato dos Urbanitários, no dia 31/03/2011.
Estiveram presentes camaradas de diversas cidades, entre elas, Pedro de Toledo, Itanháem, Praia grande, Santos e São Paulo. E representados alguns sidicatos, como: Sindest, Sintius, Sindiviários, Sindicato dos Eletricitários e Sintraport.

Nivaldo Santana - Dep. Estadual de 1995 a 2007. Vice-Presidente da CTB e Dirigente Nacional do PCdoB.
Frederico Lopes - Presidente PCdoB de Santos
A sala cheia da nossa primeira turma do Curso de Formação, com uma palestra no Camarada Nivaldo Santana para os sindicalistas.


Tarefa inquestionável da formação, é garantirmos aos militantes conhecerem o Partido ao qual se filiaram: sua história, suas características – a especificidade de suas lutas, formas e métodos de organização e funcionamento –, suas propostas para mudar o Brasil (o Programa) e seu Estatuto, que estipula os direitos e deveres dos filiados. Assim, como primeira diretriz, todo militante deve conhecer o PCdoB e, gradativamente, dominar os fundamentos desse tipo especial de organização.

Exatamente por ser um Partido regido por um sistema teórico definido (o socialismo científico), sua escola deve organizar-se para proporcionar aos militantes diversas oportunidades de, gradativamente, dominarem os campos básicos do marxismo-leninismo, em suas partes constitutivas – a filosofia, a economia política, o socialismo científico. Deduzimos, daí, uma segunda diretriz: todo militante deve ter acesso às bases teóricas e ideológicas da política do PCdoB, relacionadas com o avanço da luta de idéias, nestes e em outros campos do conhecimento.
Nereide Saviani



Um comentário:

  1. Parabéns aos camaradas Nivaldo Santana,Frederico Lopes, Elis e todos envolvidos no Curso básico de Formação do PCdoB.

    ResponderExcluir