terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

“Pedagogias Marxistas” foi tema de videoconferências na Faculdade de Educação da Unicamp"

Por Nereide Saviani
 Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" – HISTEDBR desenvolveu, no 2o semestre de 2010, a Disciplina História Geral da Educação e da Pedagogia, sob a coordenação do Prof. Dr. José Claudinei Lombardi, o Zezo.
Como parte das atividades curriculares de cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de outras universidades, de vários estados da federação, a disciplina centrou-se no tema Pedagogias Marxistas e desenvolveu-se por meio de videoconferências, transmitidas pela internet.
Distribuída em 15 aulas, no período de 06 de agosto a 10 de dezembro de 2010, a programação* contou com a participação de professores convidados. A Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois, Nereide Saviani, ministrou a aula 04, sob o tema Educação e Pedagogia na Rússia Revolucionária; o Comissariado do Povo, conforme matéria de Sônia Regina Ferreira de Oliveira (http://grabois.org.br/portal/noticia.php?id_sessao=8&id_noticia=3741), publicada neste portal, em 07/09/2010.
As exposições, seguidas de debates com participantes, presentes e à distância, apresentam um panorama de concepções e experiências pedagógicas de inspiração marxista, de acordo com a leitura dos professores responsáveis, expressa na seleção temática e bibliográfica, bem como nas linhas de análise e no teor das reflexões e críticas teórico-ideológicas compartilhadas.
Merece destaque a aula do Prof. Dr. Dermeval Saviani, sobre a Pedagogia Histórico-Crítica. Por situar o esforço de elaboração de uma proposta marxista para a educação brasileira. E, principalmente, por justificar a atualidade do pensamento de Marx, numa primorosa referência ao Método da Crítica da Economia Política, cujas características são evocadas para fundamentar sua concepção pedagógica.
Os vídeos referentes às 15 aulas são disponíveis em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário