quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Presidente do Povo

Lula foi um presidente marcante para a grande maioria dos brasileiros. Foi um presidente que não  tinha medo de ser povo, pois era povo e agia como povo. Um Presidente que não tinha vergonha de aparecer na TV jogando a sua "pelada" ou assando um churrasco. Num país onde os políticos são vistos com extrema desconfiança, Lula pode se considerar privilegiado por lograr grande popularidade. Prova disso foi o show em sua homenagem que reuniu nada menos que 50 mil pessoas no sambódromo do Rio de Janeiro. Nunca antes na história desse país, um Presidente recebeu uma homenagem dessa ordem, muito mais valiosa que qualquer comenda ou título "Honoris Causa", aos quais FHC era muito afeito. Aliás, FHC, após ser defenestrado da Presidência pelo voto popular,  escondeu-se, pois não tem coragem de sair à rua e encarar o povo, após tantas traiçôes como a tentativa de venda da Petrobrás, só para citar um exemplo.
 
Ao contrário de FHC, Lula sempre fez questão de bem representar o nome do Brasil, de mostrar que era brasileiro. Muito orgulhava os brasileiros, quando ele discursava nos organismos internacionais na sua língua, o português. Para a elite era um horror. Como pode um Presidente do Brasil não falar inglês?(como se qualquer outro lider estrangeiro fizesse questão de aprender português!). Mas isso não importava, pois não foi a falta de um curso de línguas que impediu que o "operário analfabeto" conseguisse respeito internacional e por extensão, respeitassem ao Brasil, muito diferente da época dos poliglotas quando os nossos diplomatas foram obrigados a tirar os sapatos para entrar nos Estados Unidos.
 
Muitos jornais destacavam em suas manchetes as tais quebras de protocolo do Presidente. As elites tinham horror aos discursos simples e diretos na linguagem do povo, apesar dos erros de concordância. Tinham horror do Presidente que se emocionava, que que falava de futebol durante seus discursos, que dançava com catadores de papelão, que abraçava as pessoas simples quando inaugurava uma obra importante. As "quebras de protocolo" de Lula foi o que seduziu a gente brasileira. Por muito tempo, foi colocado que um Presidente era um deus, um ser superior, que era aquele homem frio e distante do povo que fazia discursos e ia embora rodeado de seguanças, como se fora o mais precioso dos seres humanos. Lula provou por "A+B" que é possível ser Presidente sem ser distante de suas origens e ser respeitado por isso.
 
Com certeza o povo já sente saudades do Presidente que chora, que ri, que torce, que joga bola e toma sua cervejinha, enfim, do Presidente que é gente como a gente. Lula é único. Certamente, o veremos andar pelas ruas, sem medo, pois o povo aprendeu a gostar e admirar este grande brasileiro que apesar de chegar lá, nunca esqueceu suas raízes, pois muitos mudam seu jeito de ser e de agir quando conseguem um pouquinho de poder. A frase "Para conhecer o homem, dê-lhe o poder", nunca foi tão atual e Lula passou e bem nesse teste, que o diga os 85% de aprovação!
 
Anderson Roberto da Silva Barros - Membro da Direção Municipal do PCdoB - Santos SP
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário