quarta-feira, 29 de março de 2017

Telma homenageia 95 anos do PCdoB na Câmara de Santos


Em sessão nesta segunda-feira (27/03), na Câmara Municipal de Santos, a ex-prefeita e atual vereadora Telma de Souza (PT) leu texto, produzido pela Comissão Política do PCdoB de Santos, intitulado “Partido Comunista do Brasil: 95 anos em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras (Assista ao vídeo acima).

A vereadora também saudou a presidenta do PCdoB-Santos, Renata Bruno (presente nas galerias), e a ex-candidata a prefeita Carina Vitral, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), que se encontrava em outro compromisso. Telma não deixou de fazer referência "a homens e mulheres do PCdoB", alguns dos quais estavam presentes nas galerias da Câmara. A homenagem foi realizada da tribuna do legislativo santista, cujas sessões são transmitidas, na TV Câmara de Santos, por meio da internet. 

"A história do Partido se confunde com a história da cidade. Embora não estejamos hoje representados naquela casa, a existência dos espaços democráticos institucionais se deve também em grande parte à luta dos comunistas", afirma Renata Bruno. 

"O PCdoB está, portanto, presente na vida institucional da cidade e reconhece na Câmara um instrumento fundamental da democracia, fiscalizando o poder executivo e abrindo espaço à voz dos trabalhadores e do povo", conclui.


Surgimento, perseguições, Guerrilha do Araguaia

Com a leitura, a vereadora traça breve histórico do PCdoB, que surgiu em 25 de março de 1922, “assumindo os ideais de construção de uma nação independente e lutando contra entraves oligárquicos”.

“Desde então, tem papel importante no desenvolvimento do país. Foi alvo de perseguições e pagou um alto preço, por sua coerência e persistência ideológica, com mortes, prisões, torturas, exílios e longos períodos de clandestinidade, ilegalidade e semilegalidade. Destacou-se no combate à Ditadura Militar, com a heroica Guerrilha do Araguaia. É, no Brasil, o partido com maior tempo de atividade ininterrupta.”

Revolução Russa, acontecimento mais importante do século 20

Por ocasião dos 100 anos da Revolução Russa, cujos ecos “percorreram quase todo o século XX, uma torrente de mudanças revolucionárias que chegou a vastas regiões da Terra”, ainda de acordo com o documento, Telma lembra que “o PCdoB também é filho dessa epopeia revolucionária e expressou, nesses 95 anos, o ideal de uma nova sociedade socialista, intervindo, de diferentes formas, no processo histórico brasileiro, sempre erguendo as bandeiras da democracia, da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.”

A petista afirma a vereadores, vereadoras e pessoas presentes nas galerias: “O PCdoB considera o surgimento do socialismo em 1917 como o acontecimento mais importante do século XX, que percorreu cerca de oito décadas da história mundial e alimentou a esperança de um futuro melhor, sem opressões, explorações e misérias”, buscando, assim, extrair valiosas lições da derrota soviética para “forjar uma nova luta pelo socialismo”, frente ao agravamento da crise capitalista.


Defesa da democracia e reafirmação do Programa Socialista

Concluindo, a vereadora Telma de Souza afirma que o PCdoB comemora seus 95 anos defendendo a democracia e o pluralismo político e partidário, opondo-se, portanto, às tentativas de transformar o Congresso Nacional e as demais casas legislativas em espaços dominados por poucas legendas, conservadoras e reacionárias.

“Ao mesmo tempo, reafirma o seu Programa Socialista, que tem por objetivo o fortalecimento da nação brasileira, como caminho para construção de uma pátria soberana, democrática e com justiça social!”

Viva o Partido Comunista do Brasil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário