segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COM PESAR, INFORMAMOS QUE MORREU HOJE AOS 71 ANOS, MARCELO GATO, GRANDE REFERÊNCIA SINDICAL E POLÍTICA DA NOSSA REGIÃO.




O ex-deputado federal Marcelo Gato morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 71 anos. Ele faleceu na casa onde morava com a família no Paraíso, Capital. A família agora aguarda os trâmites burocráticos e a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML) para definir o velório. Atualmente, Gato era diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi).

A proposta é que o corpo do ex-deputado seja velado em Santos. Segundo Nelson Fabiano, que atuou com Marcelo Gato no período da didatura militar, ambos foram cassados juntos pelo regime, Gato tinha descoberto um câncer no esôfago na semana passada.

Com a notícia, a sessão da Câmara de Santos deverá ser novamente adiada, como define o regimento interno da Casa. Na quinta-feira passada, as votações já haviam sido suspensas em razão do falecimento do ex-vereador, Manoel Messias.
Trajetória

Marcelo Gato nasceu em Sertãozinho, no Estado de São Paulo, em janeiro de 1941. Mas foi na Baixada Santista que construiu sua trajetória sindical e política. Em 1963, ingressou na Cosipa, em Cubatão, pois tinha o curso de Química Industrial. Nessa época, filiou-se ao velho Partido Comunista Brasileiro, como militante.

 Na Cosipa, trabalhou como técnico e exerceu o cargo de chefe de turno na Aciaria, que é a unidade de produção de aço. Quando veio o Golpe de 64,o Sindicato dos Metalúrgicos sofreu a intervenção que ocorreu também nos demais Sindicatos da região, passando a ser dirigido por pessoas nomeadas pela ditadura militar. Pela sua  militância sindical,Marcelo Gato  participou da oposição à intervenção e em 1968 foi eleito Presidente do Sindicato, ficando até o início de 1976.

Em 1972, elegeu-se deputado federal com 101 mil votos pelo velho MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Foi um dos seis mais votados do Brasil, naquela época.

No início de 76, foi cassado, perdendo o mandato de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e de deputado federal. Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), também fez parte do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


O VELÓRIO DE MARCELO GATO, SERÁ NO MEMORIAL DE SANTOS, HOJE (26/11) À PARTIR DAS 20h00, E A CREMAÇÃO SERÁ AMANHÃ(27/11) ÀS 15h00.
(Memorial Necrópole Ecumênica – Rua Nilo Peçanha, 50 – Parque da Montanha – Santos/SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário