segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PCdoB-SP comemora seu melhor resultado eleitoral e prepara 2014


Dirigentes partidários, vereadores, vice-prefeitos e prefeitos eleitos pelo PCdoB se reuniram, neste final de semana, para avaliar o quadro político e os novos desafios para o Partido. Em seu melhor desempenho, o PCdoB-SP elegeu 4 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 69 vereadores no estado.


mesa
A vice-prefeita eleita de São Paulo, Nádia Campeão, apresenta o balanço eleitoral do PCdoB

Reunido neste final de semana, o Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo analisou o quadro político que emergiu das eleições municipais e o desempenho próprio dos comunistas nas disputas.

Representando a direção nacional do Partido, o secretário de Organização, Walter Sorrentino, apresentou o relato da conjuntura no país, marcada por novas investidas da grande mídia e da oposição conservadora na tentativa de desconstrução da imagem de Lula e do governo Dilma. 

Walter salientou que, ainda com o posicionamento partidário da mídia e o julgamento politizado da ação penal 470, é inegável que Lula, Dilma e o campo de apoio ao governo federal saíram fortalecidos das eleições, especialmente com a vitória de Haddad em São Paulo.

O PCdoB também avançou nas urnas, conquistando 4 cidades no G-85, grupo de municípios com mais de 200 mil eleitores, e governará 2,3 milhões de brasileiros, em cidades que somam cerca de R$ 5 bilhões de orçamento. Walter frisou que o crescimento eleitoral do Partido é um processo acumulativo. "É um resultado marcante quanto à progressão, mas ainda modesto em números absolutos", avaliou.

PCdoB paulista teve seu melhor desempenho

A vice-prefeita eleita de São Paulo e presidenta estadual do PCdoB, Nádia Campeão, avaliou o bom desempenho da sigla no estado num quadro retratado como de "ampla vitória do campo progressista" e que, somado aos revezes das forças articuladas em torno do PSDB, apresenta condições reais de conquista do governo do estado em 2014.

O documento preparado para a reunião atesta: "O grande diferencial político é sem dúvida a eleição de Fernando Haddad na capital. O candidato do PT, apoiado por PCdoB, PSB e PP, fez uma campanha programática, consistente e combativa, saindo de 3% nas pesquisas para 29% na votação do primeiro turno". "Com a ampliação dos apoios no segundo turno, principalmente a adesão do PMDB e de Gabriel Chalita, Haddad venceu Serra por 55% a 45% dos votos", continua.

Quanto ao resultado obtido pelos comunistas, Nádia o apresentou como uma vitória de monta, advinda em particular da conquista da vice em São Paulo, da prefeitura em Jundiaí e, subproduto desta, o mandato estadual que será assumido na Alesp. "O PCdoB-SP colheu seu mais expressivo resultado em eleições municipais até agora disputadas. Conquistou quatro prefeituras, incluindo a de Jundiaí, com o deputado Pedro Bigardi, e elegeu cinco vice-prefeitos, entre eles a presidente estadual Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo. O Partido praticamente dobrou a bancada de vereadores no estado. Em janeiro, com a posse de Pedro Bigardi, assume o mandato de deputado estadual Alcides Amazonas, ex-vereador do Partido na capital", apontou.

O dado mais negativo da eleição para o PCdoB foi a eleição de apenas um vereador na capital, diminuindo sua bancada proporcional.



Bancada dos comunistas eleitos

Dezenas de novos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos estiveram na reunião e puderam expressar o crescimento do Partido em seus municípios, debater a experiência acumulada nesta e em eleições passadas e, principalmente, traçar planos e objetivos para 2014, quando as forças progressistas terão o desafio de enfrentar o bloco capitaneado por Alckmin e o PSDB.

Crise na Segurança e a responsabilidade do governo estadual

Os comunistas também aprovaram uma nota oficial do Partido acerca da crise na segurança pública que assola o estado e mantém em tensão grande parte da população.

A nota diz que a crise revela a dita "eficiência administrativa", tão propagandeada pelo PSDB, "não passa de mito", que o governo Alckmin "age buscando esconder completamente os dados e informações do conflito" e "durante boa parte do tempo recusou ajuda do Governo Federal".

Homenagem a Sydney Gobetti

O momento mais emocionante da reunião foi a homenagem póstuma organizada para lembrar o falecimento do camarada Sydney Gobetti, vereador por 30 anos em Marília. Estavam presentes sua esposa Carmen, seu filho Renato e vários dirigentes do Partido em Marília.

André Gomes, atual presidente do Partido na cidade, falou pela direção estadual e lembrou trajetória de Sydney como médico diligente e competente (mesmo vereador, continuou atendendo no serviço público), militante comunista dedicado e dirigente com capacidade para formar as novas gerações.

"Sydney tinha um compromisso inabalável com o Partido. Vereador durante 30 anos, sempre repassou seu salário integralmente ao Partido, vivendo com seu salário de médico em uma casa simples situada em um núcleo habitacional popular. Tombou como tombam os grandes homens, lutando até o fim, manteve tarefas partidárias até o último momento", disse André.

De São Paulo, Fernando Borgonovi


Nenhum comentário:

Postar um comentário