quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prefeitura vai pedir avaliação do IPT em bloco rochoso

Cubatão

Com informações da Redação



Créditos: Raimundo Rosa

Após uma formação rochosa com mais de 100 toneladas ameaçar deslizar sobre um conjunto de casas no Morro do Marzagão, localizado no Caminho de Pilões, em Cubatão, técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) avaliaram o peso aproximado das rochas.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Wagner Moura, a Prefeitura pedirá ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas e ao Instituto Geológico do Estado para avaliarem o risco de deslizamento da estrutura. “Queremos no máximo até sexta-feira um relatório detalhando o grau de risco dessa rocha rolar. Pelo que analisamos, ela está encravada no morro, faz parte dele. Mas os técnicos devem verificar tudo isso".

Segundo o secretário, não foi detectado no local indícios de que o mais grave possa acontecer. “Não tivemos água barrenta por ali, como houve em outros pontos da Serra do Mar”, explicou Moura.

Por precaução, membros do Grupo Executivo das Cotas - Geco e técnicos da Defesa Civil tentaram convencer o morador Francisco Eronildo, que possui moradia logo abaixo da rocha, a passar a noite no Centro Comunitário do bairro.

Outros moradores também foram orientados a procurar abrigo no Centro Comunitário ou em casa de parentes, caso ocorressem chuvas fortes ou sinais de perigo, como água muito barrenta, estalos e inclinação do terreno.

A chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira em Cubatão ocasionou dois deslizamentos de terra nas áreas de risco. Algumas casas foram invadidas por água barrenta após a forte chuva no final da tarde de terça-feira.

Na região do Grotão e Pinhal do Miranda, três moradores acionaram a Defesa Civil. Após vistoria, foi verificado que em uma das moradias houve pequeno deslizamento de terra, que se acomodou atrás do imóvel, porém sem atingí-lo. 

A outra moradia foi invadida por água barrenta, que danificou parte da parede do imóvel. O mesmo ocorreu em outra casa na faixa do oleoduto, no Pinhal do Miranda, também invadida por água barrenta.

Programa Serra do Mar
A prefeitura de Cubatão quer se reunir com o novo secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Silvio França Torres, para tentar incluir o núcleo Pilões no Programa Serra do Mar. Com a inclusão, as famílias terão direito a receber auxílio-moradia de R$ 400,00 e deixar o local.

A prefeita Marcia Rosa também pedirá auxílio para viabilizar a remoção dos moradores do núcleo Mantiqueira, situado às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na divisa com Santos.

No fim da última semana, um relatório da Comdec identificou 30 moradias que estão em áreas de alto risco no lado santista da Mantiqueira. No núcleo habitacional existem 105 moradias (65 em Cubatão e 40 em Santos).

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=75797&idDepartamento=5&idCategoria=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário