quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PCdoB Santos convoca Conferência Municipal: 16 de setembro

Processo será de construção, fortalecimento e apresentação de projeto político concreto para a cidade

Foto após reunião da Direção Municipal na sede do PCdoB na Zona Noroeste

No domingo (30/07), o Comitê Municipal do PCdoB de Santos, formado pelos membros da Direção Municipal, convocou sua Conferência Municipal para o dia 16 de setembro, ocasião em que haverá renovação da direção e definição dos rumos do PCdoB na Cidade para os próximos dois anos.

Em Santos, o processo de construção da Conferência Municipal contará com Assembleias de Base e lançamentos públicos das teses do partido por meio de debates com movimentos comunitários, moradia, ambientais, intelectualidade e setores políticos da Cidade, dentre outros segmentos. Há o esforço combinado de novas filiações, recadastramento e estruturação, ampliando a influência dos comunistas. 

Representando a direção estadual, a secretária da Mulher Julia Roland fez uma intervenção em torno da avaliação do PCdoB sobre a situação política nacional e o balanço do último período, expressos de forma aprofundada nas teses para o 14º Congresso. Ela ressaltou que o debate dos documentos congressuais pelo coletivo partidário é fundamental ao exercício de sua democracia interna.

presidenta municipal do PCdoB, Renata Bruno, afirmou: “Neste momento de retração política, vivemos a necessidade de pensar qual papel esse partido desempenhará a partir de agora, qual força política seremos nesse país". Ela enfatizou que precisamos ter política internacional, nacional, estadual, municipal e local, com um enraizamento popular permanente, ‘linkando’ as diferentes dimensões da realidade. 

Segunda colocada na eleição passada à Prefeitura, a ex-presidenta da UNE Carina Vitral, considera que a Conferência Municipal é uma "oportunidade única" de mostrar o projeto político do PCdoB, pensar a atuação dos comunistas de forma estratégica, complementando e aprofundando a apresentação de uma nova liderança política própria.

Renata Bruno salientou que o anticomunismo só se combate com vida real, com as pessoas conhecendo os comunistas como pessoas que estão ao lado delas na luta pelo básico. "Nossa responsabilidade está na batalha em torno desses campos, principalmente na disputa do discurso: a gente tem que conquistar ‘corações e mentes’, para lutar tanto contra as enchentes aqui na Zona Noroeste quanto pelo Socialismo no mundo”, apontou. 

“Se bem construído e com projeto político claro, o PCdoB pode alçar voos para assumir o protagonismo da esquerda na cidade e, quiçá, algum dia, dirigi-la politicamente, sendo o processo de Conferência a oportunidade de apresentar nosso partido para muita gente. Apesar das adversidades, há um lastro para avançar em Santos com projeto político, agenda e estruturação partidária para dar conta desses desafios”, acredita Carina.

14º Congresso do PCdoB

Esta conferência municipal faz parte do processo nacional do 14º Congresso do PCdoB. Durante o processo congressual serão convocadas Assembleias de Base, Conferências Municipais e Estaduais, etapas que antecedem a Plenária Nacional, que será realizada em novembro, quando culminará o processo de debates sobre o projeto de resolução política nacional e as propostas de mudanças no Estatuto partidário, indicando os rumos do PCdoB, no próximo período, em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário