segunda-feira, 21 de agosto de 2017

14º Congresso: Conferência Municipal do PCdoB Santos será realizada no dia 16 de setembro

Nos tempos difíceis que vivemos, em que a democracia, o Estado de direito, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores são desmontados, o 14º Congresso do Partido Comunista do Brasil tem uma importância fundamental. 

Em vídeo gravado após reunião do Comitê Central do PCdoB (09/07), que deu o “pontapé inicial” do processo de mobilização do 14º Congresso, a presidenta nacional do Partido, Luciana Santos, afirma que este período deve ser de amplo debate para fortalecer o partido e apontar saídas para o futuro do país.

Durante o processo, serão convocadas Assembleias de Base, Conferências Municipais e Estaduais, etapas anteriores à Plenária Nacional do 14º Congresso, que debaterão o projeto de resolução política nacional e as propostas de mudanças no Estatuto partidário (ambos apresentados pelo Comitê Central). São momentos de realização do balanço da atuação do Partido, estabelecido o número de dirigentes e a eleição de seus membros da direção do órgão partidário, além de elegerem delegados(as) para as Conferências seguintes.

O Comitê Municipal do PCdoB de Santos, formado pelos membros da Direção Municipal, convocou sua Conferência Municipal para o dia 16 de setembro, ocasião em que haverá renovação da direção e definição dos rumos do PCdoB na Cidade para os próximos dois anos.

Em Santos, o processo de construção da Conferência Municipal contará com Assembleias de Base e lançamentos públicos das teses do partido por meio de debates com movimentos comunitários, moradia, ambientais, intelectualidade e setores políticos da Cidade, dentre outros segmentos. Há o esforço combinado de novas filiações, recadastramento e estruturação, ampliando a influência dos comunistas. 

Entre outros, o Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo já convocou a 18º Conferência de São Paulo, que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, na Capital. Acima de tudo, trata-se de um processo democrático de construção e avaliação coletiva da política partidária, crítica e autocrítica, indicação ou correção de rumos.

O projeto de resolução do 14° Congresso do PCdoB, denominado Frente Ampla: novos rumos para o Brasil – democracia, soberania, desenvolvimento, progresso social, tem quatro eixos: Conflitos e tensões no mundo, ofensiva imperialista e luta dos povos; Balanço dos governos Lula e Dilma e avaliação do desempenho do PCdoB; Governo ilegítimo contra o Brasil e o povo; Fortalecer o PCdoB e elevar seu papel na resistência.

Conclamamos toda a militância do PCdoB de Santos a participar desse processo que começa nas Assembleias de Base, passa por nossa Conferência Municipal e culmina no Plenário Nacional. Leia o documento e debata nas Organizações de Base, com amigos(as) e simpatizantes. O projeto de resolução política está disponível no site do PCdoB (link).
   
O 14º Congresso do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, em Plenário Nacional, será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2017, no Auditório do Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília – DF.

Quem participa?

Filiados(as) e militantes podem e devem participar por meio de: 1) Assembleias de Base; 2) Conferências de Comitês Distritais; 3) Conferências Estaduais e do Distrito Federal; 4) Plenário Nacional do 14º Congresso, caso eleitos(as) delegados(as). Ou em Assembleias de Coletivos, Jovens Comunistas e Plenárias de Filiados e Militantes do município.

Para ter direito a eleger e ser eleito é obrigatório para o membro do Partido estar em dia com a contribuição financeira ou já estiverem solicitado a Carteira Nacional de Militante (CNM), através do SINCOM Digital, no PCdoB Digital, disponível no Portal do PCdoB (www.pcdob.org.br) ou no Aplicativo.

Os participantes do 14º Congresso deverão se cadastrar e recadastrar no PCdoB Digital, cujo total de filiado(as) e militantes cadastrados determinarão o número de delegado(as) de cada estado e do Distrito Federal para o Plenário Nacional, junto com a participação em pelo menos um evento do 14º Congresso. O recadastramento poderá ser feito até a data das Assembleias de Base e Conferências Municipais, inclusive durante a realização delas.

Assembleias de Base, Plenárias de Filiados e Militantes, Assembleias de Coletivos e de Jovens Comunistas

A direção da Organização de Base (OB), ou a maioria de seus membros, convocará a Assembleia de seus filiado(as) com antecedência mínima de 7 dias, com ampla divulgação, podendo ser convidados simpatizantes, eleitores e amigos(as) do Partido, com direito a voz. A direção deve elaborar um Relatório da Assembleia de Base.

As Organizações de Base e os Coletivos deverão eleger um Secretariado, com um mínimo de três secretários(as), sendo um(a) deles(as) o Secretário Político, e outro(a) um(a) responsável pelas Finanças, para dirigir o trabalho de intervenção política e de estruturação partidária nos planos político, ideológico e organizativo.

As Conferências Municipais, Estaduais e o Plenário Nacional do 14º Congresso serão formados por delegados(as) eleitos(as), com direito a voz e voto, pelas instâncias que lhes são precedentes, e ainda pelos(as) dirigentes do seu respectivo Comitê.


De acordo com as normas congressuais, ou seja, as regras de organização do próximo congresso, os Comitês Estaduais devem fazer ampla divulgação nos órgãos de comunicação partidária, impressos e digitais, bem como fixar o Edital nas sedes dos Comitês Estaduais e dos Comitês Municipais do Partido. As normas do congresso podem ser conferidas na íntegra no site do PCdoB: https://pcdob.org.br/documentos/resolucao-012017-do-comite-central-do-pcdob/

Nenhum comentário:

Postar um comentário