sexta-feira, 11 de maio de 2012

PCdoB disputa eleição em mais de 300 municípios em SP

O partido cresceu expressivamente em relação às últimas eleições e enfrenta a disputa de outubro em melhores condições que há quatro anos atrás.


Ana Flavia Marx
conf estadual
Conferência 2011 constatou fortalecimento do PCdoB paulista
Mais que dobramos o número de cidades com partido organizado, chegando a 309. Estamos presentes em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes e um grande número de pequenas e médias. Além disso, estamos ativos e disputando em todos os municípios com segundo turno”, aponta Marcelo Cardia, secretário de Organização do PCdoB-SP, ressaltando que a expansão é também qualitativa.

Segundo Cardia, as disputas eleitorais de base são fundamentais para a formação de novas lideranças e impulso a projetos políticos. “As eleições municipais são importantes para a afirmação e o enraizamento do Partido. Além de participar da vida política local, onde mais afloram as necessidades do povo, a presença em executivos e legislativos municipais ajuda a consolidar a força política, mostrar que temos capacidade para o exercício do poder”.

Um momento chave para os comitês municipais e pré-candidatos envolvidos na disputa eleitoral acontecerá entre os dias 10 e 30 de junho, período reservado às Convenções municipais que aprovam os candidatos e as coligações partidárias.

Veja abaixo, na entrevista com Marcelo Cardia, os principais pontos a serem observados para realizar as Convenções e registrar as candidaturas de acordo com as normas da justiça eleitoral.

A justiça eleitoral determinou o período de 10 a 30 de junho para a realização das Convenções municipais. Qual a orientação para os dirigentes do partido no Estado?
Iniciar o mais rápido possível a mobilização para a realização das Convenções em cada localidade. É na Convenção que serão decididas as candidaturas a vereador, prefeito, coligações majoritárias e proporcionais. Vale lembrar, no entanto, que o registro da candidatura só poderá ser requerido após o Comitê Estadual referendar o resultado das Convenções.

No dia 15 de maio o comitê estadual vai divulgar resolução, com base no documento nacional, sobre as Convenções. Que pontos você adianta desse documento?
Poderão participar da Convenção eleitoral municipal, com direito a voto, os que se filiaram ao partido até quinze dias antes da realização da Convenção, observado o processo de eleição de delegados nas plenárias específicas a serem definidas por cada comitê municipal. Já o delegado só poderá votar na convenção se apresentar a Carteira Nacional de Militante. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, além de apresentar a carteira, é obrigatório que os candidatos e candidatas e os membros do comitê municipal esteja inscritos no Sincom. É preciso também observar os 30% de vagas para candidatas mulheres estimulando a participação das comunistas para que consigamos aumentar o número de candidatas em relação à última eleição. Se não se atingir essa cota de mulheres a chapa terá que ser cortada de maneira que fique proporcional com o exigido pela justiça eleitoral.

As regras eleitorais tem sido cada vez mais exigentes quando se trata do registro de candidatura, arrecadação/gastos e prestação de contas. Que cuidados os candidatos precisam adotar para atender as exigências da legislação em tempo hábil?
É bom os municípios se atentarem desde já pra documentação necessária para o registro do candidato. São mais de quinze itens que tem que providenciar desde dados pessoais, certidão de quitação eleitoral, certidão criminal. E como o tempo será curto não dá pra deixar pra última hora. O Comitê indica o manual do Candidato no site estatal do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam ). Está lá a documentação que precisa ser providenciada e informações relacionadas a gastos e arrecadação. Destacamos que, pela legislação, os partidos tem até o dia 5 de julho para abrir conta bancária específica para as eleições. Não pode usar conta bancária preexistente.

De São Paulo, Fernando Henrique Borgonovi e Railídia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário