terça-feira, 15 de maio de 2012

Maria Prestes lança livro "Meu Companheiro"



Em 1952, uma jovem moça nordestina, militante do Partido Comunista do Brasil, é designada para a segurança pessoal do famoso líder Luiz Carlos Prestes. Foi o início de uma relação que durou até a morte de Prestes, em 1990. A história dessa mulher, com todos os imprevistos, alegrias, dificuldades e vitórias vividas juntamente com seu querido companheiro, proporciona ao leitor uma nova visão do Cavaleiro da Esperança. Nas palavras da presidenta Dilma Roussef, Meu Companheiro nos apresenta “o ponto de vista de uma mulher talentosa e guerreira sobre um período importante da história do Brasil”.
Leia também:
Em sua residência em Moscou, em 1975, Luis Carlos Prestes e Maria Prestes com a família e amigos 
Recentemente, Maria Prestes teve uma atuação decisiva no episódio que trouxe o arquivo soviético de Luiz Carlos Prestes para o Brasil. Graças a ela, que coordenou uma mobilização ativa de intelectuais, diplomatas e até presidentes (tanto do Brasil como da Rússia), hoje os inúmeros documentos de Prestes, principalmente os que se referem ao período do exílio, estão preservados no Arquivo Nacional, com acesso garantido aos pesquisadores em geral, historiadores e cientistas sociais.
A jornalista Dulce Tupy escreveu no jornal O Saquá que, em sua casa de Saquarema, Maria Prestes nem parece a mulher política que é, a guerreira de ontem e sempre. É apenas Maria, caminhando entre coqueiros e bananeiras. Com seus profundos olhos verdes, observa os mínimos detalhes de cada folha que brota. Se alguém chega, ela convida para um cafezinho… É Maria, dona de casa, mãe, cidadã, mulher comum, que surge. Pura emoção popular, revelada no gosto pelas cores fortes que imprimiu na decoração da casa, nas cortinas da sala e nas paredes coloridas que construiu para viver apenas como Maria.
___________
"Esta é uma história de vida que merece ser conhecida. A história de Maria Prestes, uma mulher de origem humilde, nordestina, filha de comunista, que desde a infância, nos anos 30 do século passado, assumiu a militância política e dedicou todos os seus dias, como dedica ainda hoje, a lutar por um Brasil melhor. Por isso, teve que viver décadas na clandestinidade, mudar de nome, se afastar completamente do convívio da família e até esconder dos próprios filhos quem era o verdadeiro pai deles, apresentando-o como se fosse um tio. A razão não poderia ser mais forte na época: seu companheiro era o comunista mais importante e famoso do Brasil, Luiz Carlos Prestes.
Neste livro, Maria conta a sua vida, de forma contagiante. Nos revela não apenas a sua trajetória pessoal e a relação de quatro décadas com Prestes, mas sobretudo nos apresenta o ponto de vista de uma mulher talentosa e guerreira sobre um período importante da história do Brasil.
Maria é direta e simples, exemplo da fibra da mulher brasileira que, ao ler este livro, vocês vão conhecer."
Presidenta Dilma Rousseff
_____________
Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes
Autora: Maria Prestes
3ª edição, versão bilíngue em português e espanhol
Editora E-papers e Editora Anita Garibaldi
Lançamento:
18/05, das 19 às 22 hs
Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Santos /SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário