segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PCdoB-SP 2012: Eleger prefeitos e dobrar a bancada de vereadores

http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=175569&id_secao=39
Reunido neste final de semana, o Comitê Estadual do PCdoB debateu e aprovou metas e objetivos para o ano de 2012, com destaque para o projeto eleitoral e a estruturação partidária. Com a palavra de ordem de eleger prefeitos e dobrar a bancada de vereadores, os comunistas de São Paulo trabalham com afinco para colher vitórias em outubro.

1. O ano que se inicia traz importantes desafios políticos para os comunistas e demais forças políticas democráticas e progressistas de São Paulo. O processo eleitoral de outubro, que renovará mandatos de prefeitos e vereadores nos 645 municípios do estado, representará oportunidade para debater soluções para os dilemas que afligem as cidades e impactam a vida da população.

2. Será também um momento rico para que as forças políticas apresentem suas plataformas e candidaturas ao povo, buscando acumular e assentar as bases para a disputa de 2014, quando estarão em jogo os próprios rumos do estado e do país. Neste sentido, o objetivo é que os projetos e resultados das eleições municipais de 2012 desenhem melhores condições para que o campo progressista obtenha vitórias no pleito de 2014.
3. O PCdoB-SP está empenhado em manter sua curva ascendente no estado. Ampliamos a votação na última eleição, conquistamos dois mandatos federais e dois estaduais – estes em chapa própria -, alcançamos excepcional votação ao Senado com Netinho de Paula, expandimos a organização partidária para 309 municípios, garantindo presença em todas as cidades que realizam segundo turno (mais de 200 mil eleitores) e todas as com mais de 100 mil eleitores. Chegamos a 50 vereadores e filiamos o prefeito de Monte Alegre do Sul. O Partido vive, portanto, um momento de expansão que pretende acelerar nestas eleições.
4. Em consonância com as diretrizes nacionais, o centro projeto eleitoral do PCdoB paulista para 2012 consiste em apresentar candidaturas majoritárias onde existirem condições, buscar eleger prefeitos (as) e dobrar o número de vereadores nas câmaras municipais. Fruto dessa resolução política, devemos ter candidaturas a prefeito em 35 cidades e apresentaremos cerca de 2 mil candidatos à vereança.
5. A política de alianças deve contribuir para o alcance desses objetivos. O esforço realizado pelo Partido foi o de ampliar e diversificar as alianças políticas, levando em conta as melhores condições geradas para o sucesso do projeto, o que tem tido resultados satisfatórios. Caberá às conferências eleitorais municipais aprovar as alianças em âmbito local (ad referendum da instância superior, conforme artigo 29 do Estatuto).
Disputas majoritárias
6. As prioridades partidárias nas disputas majoritárias são as candidaturas de Netinho de Paula, em São Paulo, e de Pedro Bigardi, em Jundiaí. Temos ainda o objetivo de reeleição do prefeito recém-filiado Carlos Aguiar (Monte Alegre) e vencer em um conjunto de cidades médias ou pequenas nas quais temos boas chances com candidato (a) próprio (a).
7. O cenário eleitoral na cidade de São Paulo segue em aberto e aponta, até o momento, para múltiplas candidaturas. O PSDB, com prévias marcadas para março, ainda não definiu seu candidato. Algumas lideranças tucanas alimentam a esperança que José Serra entre na disputa e, assim, reaproxime o PSD de Kassab. O prefeito, por sua vez, sinaliza tanto para o lançamento de Guilherme Afif quanto para uma composição com Haddad, do PT. Compõem ainda o cenário Russomano (PRB), o próprio Netinho de Paula, Soninha (PPS), Paulinho (PDT) e Chalita (PMDB).
8. O PCdoB participará pela primeira vez da eleição majoritária na capital com a candidatura de Netinho, que aparece na segunda colocação, variando de 13% a 16% nas pesquisas. Netinho é uma liderança conhecida e respeitada, em particular nas camadas mais populares, e tem o respaldo não apenas das pesquisas, mas de quase dois milhões de votos recebidos nesta cidade para o Senado. O trabalho da direção partidária tem sido em torno de fortalecer ainda mais a candidatura, ampliar as alianças políticas e a composição do núcleo de coordenação.
9. A candidatura de Pedro Bigardi, em Jundiaí, vem crescendo continuamente e já desponta consolidada como o principal polo da oposição. O atual prefeito é do PSDB e candidato à reeleição.

10. Já temos apoios de diversas legendas e podemos ampliá-los ainda mais, com vistas a chegar ao segundo turno e buscar a vitória.

Ampliar a bancada de vereadores na Capital

11. Outro grande desafio é o de ampliar a bancada de vereadores do PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo. O esforço para a montagem da chapa possibilitou que ultrapassássemos o número de 100 pré-candidatos, o que somado ao potencial de votos de legenda pode gerar condições favoráveis à consecução deste objetivo.

Acompanhamento aos projetos eleitorais de Campinas e Guarulhos

12. São Paulo é o único estado do Brasil que possui mais cidades com 1 milhão de habitantes além da capital. Por essa característica, aliada aos potenciais econômico e tecnológico, Campinas e Guarulhos devem ganhar destaque no acompanhamento de seus projetos eleitorais, buscando garantir e ampliar a presença do PCdoB nas casas legislativas de ambas as cidades.
Reeleger os atuais vereadores; eleger nas maiores cidades onde não temos presença
13. Faz parte dos objetivos eleitorais do PCdoB a manutenção de mandatos conquistados em municípios chave do interior e da grande São Paulo, a obtenção de cadeiras em cidades com mais de 200 mil eleitores nas quais não temos parlamentares, a eleição de vereadores em cidades com mais de 100 mil eleitores e cidades que são polos regionais.
Eleger prefeitos e dobrar a bancada de vereadores

14. O êxito deste projeto político e eleitoral do PCdoB-SP em 2012 é fundamental para angariar prestígio junto ao povo, impulsionar a luta das forças progressistas por mudanças no estado e para o impulso do novo projeto nacional de desenvolvimento. Para um melhor e mais permanente acompanhamento, o Comitê Estadual indica a formação de um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) composto por Nádia Campeão, Marcelo Cardia, Vânius Silva, Bruno Prado, José Carlos Pires (Zeca), Elizeu Soares e Orlando Silva, a ser coordenado por este último.

15. A ampliação do protagonismo político dos comunistas é, portanto, indispensável para a construção do “Partido do tamanho de nossas ideias”, como consignou a última Conferência Estadual. O Comitê Estadual conclama a militância a realizar todos os esforços, tensionar todas as forças partidárias rumo à vitória em outubro, materializada na eleição de prefeitos e na duplicação da bancada de vereadores no estado.

Desafios da estruturação partidária
16. Como Partido organizado, militante, permanente e de grande inserção nos movimentos sociais e lutas do povo, o PCdoB-SP tem uma extensa agenda a cumprir neste ano de 2012, que extravasa o calendário eleitoral. A direção estadual reforça a importância e conclama dirigentes e militantes a envidarem esforços para o êxito de todas as atividades que seguem.

17. De imediato, ganha destaque na agenda o movimento sindical, com a eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (29/2 a 1/3), uma das prioridades para o PCdoB-SP e na qual a chapa liderada pela CTB busca a vitória. Também fica convocada a militância partidária ao engajamento e participação no grande ato unificado de 1º de Maio, que contará com o empenho das centrais sindicais CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB.

18. Os comunistas que atuam no movimento juvenil também viverão em 2012 um grande momento de debate político, organização e expansão de suas fileiras com o processo de Congresso da União da Juventude Socialista, cuja etapa paulista deve ocorrer entre 25 e 27 de maio.
19. A militância feminista da UBM está engajada na preparação de uma grande participação das mulheres comunistas de São Paulo na Conferência Nacional da Questão da Mulher, marcada para os dias 18 a 20 de maio.

20. Foi aprovada na última Conferência Estadual a meta de uma contínua campanha de filiação visando atingir, até o final de 2012, a marca de 20 mil novos filiados e a distribuição de 50 mil livretos do Programa Socialista. Para atingir tal resultado, é importante que todas as frentes de atuação se engajem nesta tarefa como parte da mobilização das atividades já listadas.

21. É necessário também elevar os esforços relacionados à sustentação material do Partido via a contribuição militante. A contribuição financeira deve ser sempre reafirmada como compromisso político e ideológico do militante, por isso, à medida que ampliamos nossas fileiras, precisamos aumentar o número de contribuintes no Sincom (Sistema Nacional de Contribuição Militante). Ao mesmo tempo, é preciso intensificar a aquisição da Carteira Nacional do Militante com vistas a atingir todos os que participaram da Conferência e/ou estejam de alguma forma organizados, pois a “carteirinha” representa um passo a mais na identificação entre militante e Partido.

22. O Curso do Programa Socialista (CPS) é peça fundamental para o sistema de formação partidária, especialmente num momento, como o atual, em que o PCdoB expande suas fileiras, e ganha ainda maior relevo com a comemoração dos 90 anos de fundação do Partido. Sendo assim, desde o ano passado as direções têm feito grande esforço de ministrar o CPS a todos os militantes envolvidos no processo de Conferência. Este impulso na formação deve persistir e ser ampliado em 2012.

23. Os fóruns de macrorregiões – órgãos consultivos que auxiliam na implementação das orientações – têm se demonstrado muito importantes na realidade do PCdoB paulista. Atualmente, já são 25 macros em funcionamento. É importante reforçar cada vez mais seu papel para ampliar a capacidade dirigente.

São Paulo, 11 de fevereiro de 2012



Comitê Estadual de São Paulo do PCdoB



http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=175569&id_secao=39

Nenhum comentário:

Postar um comentário