terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dirigentes comunistas de vários estados participam da reunião na sede do Comitê Central do PCdoB, em São Paulo

 Reunião Comitê CEntral do PcdoB 19 março 2011

Comitê Central propõe reforçar identidade comunista


O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil realizou no último fim de semana (19 e 20) a sua sexta reunião plenária, com uma vasta agenda política e organizativa. Foram aprovadas duas resoluções sobre a conjuntura política e econômica, um documento comemorativo do 89º aniversário do Partido, uma resolução para preparar o 90º aniversário e uma nota de repúdio à agressão imperialista na Líbia.

Reforçar a identidade comunista do PCdoB, acentuando suas fronteiras e demarcações com as ideias social-democratas, reafirmando a luta pelo socialismo e o protagonismo partidário como instrumento das mudanças e da revolução, com um consistente crescimento eleitoral, ligação do partido às massas trabalhadoras e populares participando intensamente das suas lutas – estes foram aspectos salientes dos debates, a partir da intervenção de abertura do presidente do partido, Renato Rabelo.




A resolução política chama à constituição de direções estáveis e coesas, ao reforço do caráter militante do partido, à consolidação de uma militância consciente, combativa e organizada. “Sem partido forte, as vitórias são improváveis e os êxitos efêmeros”, disse Renato Rabelo, lembrando que as comemorações dos 90 anos do PCdoB, em 2012, devem constituir-se num marco importante para reavivar esses conceitos.


Obama, chefe do imperialismo



O Comitê Central reiterou a posição do partido sobre a visita de Barack Obama ao Brasil neste final de semana. “Embora o presidente dos Estados Unidos diga que chega em nome de abrir uma nova etapa nas relações com o continente, o imperialismo estadunidense não mudou essencialmente a sua política. Os comunistas brasileiros não têm ilusões sobre o que o presidente Obama representa. Trata-se do chefe de Estado e de governo da principal potência imperialista, inimiga principal dos povos de todo o mundo", ressaltou o presidente do Partido em sua intervenção.


Tarefas dos comunistas

A direção nacional aprovou uma ampla gama de orientações sobre as tarefas imediatas do Partido: uma resolução propondo mudanças econômicas para assegurar um projeto nacional de desenvolvimento soberano e democrático; um documento comemorativo do 89º aniversário do partido, que transcorre no próximo dia 25, seguido de propostas para as celebrações do 90º aniversário em 2012 e a convocação do 7º encontro nacional sobre questões de partido, para os próximos dias 15 a 17 de abril.


Entre as tarefas e desafios destacam-se: o apoio ao governo da presidente Dilma, mobilizando os movimentos sindical, popular, estudantil e o conjunto dos movimentos sociais, para que o país avance no rumo das mudanças e da realização de reformas estruturais; contribuir para a união da ampla e heterogênea base de sustentação do governo também no sentido da realização de mudanças progressistas no País; construir um projeto eleitoral para 2012 que assegure a continuidade da acumulação de forças do partido nessa frente; difundir e defender o programa socialista do partido aprovado no 12º congresso; fortalecer e expandir o partido em todos os domínios; lutar pela reforma política democrática e pelas reformas estruturais; e contribuir para a aprovação de um Código Florestal que equacione com equilíbrio a produção e a proteção do meio ambiente.

Da Redação, com informações da Secretaria de Comunicação do Comitê Central do PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário