sexta-feira, 3 de junho de 2011

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL/SANTOS: PREPARAR-SE PARA A NOVA FASE QUE DESPONTA PARA A CIDADE

A “nova” Cidade que desponta deverá conformar-se, fundamentalmente, pelas exigências da recente descoberta das imensas jazidas petrolíferas na camada pré-sal da Bacia de Santos, e da exploração iminente dessas reservas, com os desdobramentos em terra das inúmeras atividades de apoio que deverão ser demandadas. Também de grande importância serão o aprofundamento e alargamento do canal do estuário, a ampliação prevista para o complexo portuário, repercutindo na exportação e importação de mercadorias, retroporto, porto-indústria, modais de transporte, entre outras necessidades que o desenvolvimento econômico exigirá.

O núcleo deste texto pretende especular sobre as exigências que devem surgir para o Partido Comunista do Brasil, Comitê Municipal de Santos, com esta “nova” Cidade que desponta. O objetivo é descortinar possíveis caminhos para a ação político-partidária que propiciem, senão a conquista a curto e médio prazo de protagonismo dos comunistas no poder local, ao menos o início positivo desse caminhar.


O recorte espacial adotado para este trabalho é a porção territorial insular do município.

Não se propõe examinar neste texto as questões geo-econômicas, políticas e sociais, ainda que relevantes, como a Cidade de Santos, polo da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), seu caráter metropolitano, a conurbação regional, a área continental do município. Serão só superficialmente abordados os aspectos históricos de Santos, sua população, a influência em seu território do maior porto brasileiro em movimento financeiro, as recentes descobertas de petrolíferas em sua bacia marítima, o comércio, os serviços e o turismo.



Este trabalho não segue o rigor acadêmico. Tem como finalidade político-ideológica principal contribuir com a militância partidária em Santos. Deverá servir como trabalho de conclusão do curso de Nível III da Escola Nacional do Partido, realizado em julho de 2009.

Para acessar a íntegra deste trabalho, acesse o link abaixo.

http://grabois.org.br/portal/escola/revista.int.php?id_sessao=73&id_publicacao=436&id_indice=2457

Santos, agosto de 2010.

Fred

Nenhum comentário:

Postar um comentário