terça-feira, 1 de abril de 2014

Devolução simbólica de mandatos de políticos cassados será realizada hoje, às 19h, na Câmara Municipal

Queridos amigos, hoje faremos a restituição simbólica dos mandatos dos ex-prefeitos e vereadores cassados em 1947, 1964 e 1966, na Câmara dos Vereadores, às 19h,  e em seguida exibiremos o documentário "Marighella - Retrato Falado do Guerrilheiro", na Associação Cultural José Martí (Rua Joaquim Távora, 217 – Vila Belmiro), pela mostra 50 anos de Resistência e Luta contra a Ditadura.

De autoria do vereador Evaldo Stanislau (PT), Câmara Municipal de Santos realizará daqui a pouco uma Sessão Solene de Devolução Simbólica dos Mandatos dos ex-prefeitos e vereadores cassados, o ato será promovido em parceria com a Comissão da Verdade do Município de Santos Prefeito Esmeraldo Tarquínio.

Será descerrada uma placa alusiva, com os nomes dos Prefeitos José Gomes e Esmeraldo Tarquínio Filho, cassados respectivamente em 1964 e 1966; e dos vereadores Luiz Rodrigues Corvo e João Inácio de Souza, ambos cassados em 1964; e mais os vereadores cassados em 1947. São eles: Leonardo Roitman; Vitório Martorelli; Manoel Ferreira; José Felix da Silva; João da Conceição; Paulo dos Santos Cruz; Nelson Toledo Piza; Manoel Teixeira Chaves; Benedito de Almeida; José Reinaldi Simei; José Alonso Nunes; Aquilino Camino; Francisco Rodrigues Dias e Manoel Dias Veloso, o Flor da Praia.


Os 14 foram cassados pelo Governo Dutra na véspera da posse. Eleitos pelo PST, em razão de o PCB estar proibido de disputar eleições, eram conhecidos como os “Candidatos do Prestes”. Desta forma, os comunistas teriam a maioria da Câmara, com a adesão de dois integrantes do PSD. O mais votado deles, Leonardo Roitman, era tido como futuro virtual prefeito de Santos.


Na Sessão Solene, o vereador cassado Luiz Rodrigues Corvo falará em nome dos restituídos. O ato será realizado exatamente no dia que é considerada na verdade a data correta do golpe militar de 1964.



Diógenes Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário