segunda-feira, 23 de setembro de 2013



O filme REPARE BEM, que terá exibição amanhã dia 24/09/2013às 20h no Cine Roxy em Santos, exibição gratuita, a protagonista do filme, Denise Crispim, estará presente e participará do bate-papo com o público após a sessão. 

Premiado três vezes no Festival de Gramado 2013, incluindo melhor filme estrangeiro, o documentário “Repare Bem” é dirigido pela cineasta e atriz portuguesa Maria de Medeiros, e tem produção da brasileira Ana Petta, com apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, dentro do projeto Marcas da Memória. Na terça-feira, 24 de setembro, às 20h, o público santista terá a chance de conferir o filme em uma sessão especial realizada pelo Cine Roxy e o CineZen. Além da exibição do longa, haverá um bate-papo logo em seguida com Ana Petta, que também é roteirista colaboradora do projeto. A entrada será franca e os ingressos distribuídos meia hora antes da sessão.

“Repare Bem” mostra a jornada de sobrevivência de Denise Crispim e sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite, respectivamente companheira e a filha do militante da luta armada Eduardo Leite. “Bacuri”, como ficou conhecido, foi morto aos 25 anos, em 1970, após 109 dias longos de tortura em vários locais. Além disso, a trama acompanha torturas infringidas a Denise no mesmo período.

Título: Repare Bem – Gênero: documentário – Duração: 1h45min  -  Ano de lançamento: 2012  -  Direção: Maria de Medeiros. Roteiro: Maria de Medeiros e Anna Peta

Sobre a convidada:

Ana Petta é formada em Artes Cênicas pela USP e tem experiência há mais de dez anos como atriz no teatro, cinema e televisão. No teatro integrou a Cia São Jorge de Variedades e a Cia do Latão. Participou dos telefilmes “Uns Braços” e “As Mãos de Meu Filho” da TV Record, e do seriado “9mm” do canal FOX. Atuou também nos filmes de curta-metragem “Vontade” de Manoel Rangel, “Tempo Morto” da Cia do Latão dirigido por Sérgio Carvalho, “Aventuras de um Homem Invisível” em “Mundo Invisível”, dirigido por Maria de Medeiros; e no longa-metragem “Trabalhar Cansa” de Juliana Rojas e Marcos Dutra. É roteirista colaboradora e produtora do filme “Repare Bem” de Maria de Medeiros.

Entrevista com Ana Petta:

Como surgiu a ideia do projeto e o envolvimento da Maria de Medeiros?
Através da do trabalho da Comissão de Anistia com filhos de perseguidos políticos, tive contato com a história da Eduarda, filha da Denise e do Bacuri. O tema da construção da identidade de uma pessoa que nasceu clandestina me pareceu muito interessante. Nessa altura, eu e Maria já falávamos em  fazer um filme que tratasse do tema. Na pesquisa, descobrimos os detalhes da trajetória de Denise, que também nasceu clandestina. Depois chegamos em Encarnação. A Maria ficou encantada com a ideia.

Da ideia inicial, à conclusão do projeto: consideram que todos os objetivos foram alcançados?

A ideia inicial era fazer um pequeno documentário sobre a trajetória de três mulheres. A direção da Maria de Medeiros trouxe uma poesia, um olhar muito humano e uma dimensão muito maior para o projeto. Estamos muito felizes com o filme.

A premiação em Gramado tem contribuído até que ponto para a divulgação do filme? Por ser um tema delicado, acho que um caminho será, depois, o filme percorrer universidades e outros espaços de exibição que não sejam do circuito comercial?

A premiação em Gramado foi muito importante porque é um reconhecimento e chama a atenção das pessoas. Isso ajuda na divulgação. Mas sei que é um filme para todos os espaços. Devemos percorrer universidades, escolas, cineclubes. Fiquei muito feliz com o Premio Dom Quixote porque é o espírito do nosso ”Repare Bem”.

Quais as dificuldades encontradas ao longo da produção?

É sempre uma luta. É um filme de produção modesta.  Mas a maior dificuldade foi a aquisição das imagens do “Una Giornata Particolare”, do Ettore Scola.

E as expectativas para a carreira do filme nos cinemas?

Estamos divulgando na imprensa e nas redes sociais. Queremos que as pessoas possam conhecer esta história que é a nossa história e esperamos que ele seja uma pequena contribuição para a luta pelos direitos humanos no nosso país.


Sessão especial do filme Repare Bem + bate-papo com a produtora e roteirista colaboradora Ana PettaTerça-feira, 24 de setembro, 20h
Cine Roxy 4, do Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga
Mediação: André Azenha
Realização: Cine Roxy e CineZen
Entrada franca
Retirada de ingressos meia hora antes da sessão


quinta-feira, 12 de setembro de 2013